fbpx

Primeiro Ultrassom e indicações

Quando realizar o primeiro ultrassom?

É normal a mulher com o teste de gravidez já positivo, querer realizar a ultrassom. No entanto, não se vê nada nessa fase dos primeiros dias de gravidez pelo exame, é necessário esperar pelo menos até a 5ª ou 6ª semana para que o saco gestacional ou até mesmo o bebê apareçam na ultrassonografia.

Neste momento se inicia uma preocupação constante e pensamentos (muitas vezes) negativos sobre a gravidez. Por isso a ultrassom só deve ser feita com mais de 5 a 6 semanas, visualizando o sinal de gravidez. Só é aconselhável realizar uma ultrassonografia nos primeiros dias de gravidez, caso haja um sangramento suspeito.

Principais sintomas de gravidez

“Podem aparecer nos primeiros dias de gravidez, dores de cabeça e dores de estômago. Algumas mulheres têm uma maior sensibilidade ao aumento significativo de progesterona e apresentam essas dores como sintoma antes da menstruação. Por fim, um dos sintomas mais levados em consideração é a ausência da menstruação nos dias em que deveria. O melhor neste momento seria fazer um teste com pelo menos 5 dias de atraso”, por Patricia Amorim.

Ultrassons e Indicações

  • Com 7 semanas: Para saber a idade gestacional e quantidade de fetos em casos de gravidez gemelar.

  • Com 12 semanas: Translucência Nucal, exame que detecta possíveis problemas cromossômicos no desenvolvimento como síndrome de down, por exemplo.

  • Com 20 semanas: ultrassom morfológico, nesse exame é verificado cada parte mínima do bebê, desde o básico como tamanho, idade gestacional até a quantidade de dedinhos. Também verifica o funcionamento dos órgãos internos como bexiga, estômago, coração e rins. A placenta também é examinada nesse exame de ultrassom na gravidez, a maturação e a posição são fundamentais para diagnosticar a saúde.

  • Com 27 semanas: Para averiguar a maturidade da placenta, muitas vezes com doppler, uma tecnologia que verifica a circulação do sangue e movimentação do sangue que leva oxigênio e nutrientes ao bebê.

  • Com 33 semanas: ultrassom que verifica a quantidade de liquido amniótico se o crescimento do bebê está adequado para a idade gestacional e se já está em posição cefálica ou seja, virado de cabeça para baixo preparado para o nascimento.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint