fbpx

Vai rolar umas férias?

Com a chegada do bebê e ainda tirar umas férias na gravidez?

Você já providenciou todo o enxoval para a chegada do fofucho no próximo ano, definiu o conceito do quarto, adaptou a casa toda para recebê-lo, mas está chegando as festas de final de ano e vai sobrar um tempinho para as férias? Temos algumas dicas que poderão ajudar para aproveitar esse tempinho relaxando!

Vale o sacrifício para rolar uma nova lua de mel – honeymoon! Neste caso, uma babymoon! Para os casais “grávidos” curtirem este momento que antecede o parto.

Existem algumas opções para relaxar ou mesmo curtir um momento romântico, por que não aproveitar até tudo virar de ponta cabeça não é mesmo?! 🙂
Uma viagem que pode combinar romantismo, finalizar o enxoval e registrar o barrigão em outros lugares!É importante que a viagem não represente nenhum risco para a saúde da gestante ou do bebê e converse sobre os planos da viagem com o seu obstetra.

Qual o destino?

– 1° Trimestre

Até a 7ª semana, é possível que a mulher não apresente nenhum sinal de gravidez. Mas, pouco tempo depois, é provável que seja perceptível os sintomas. Neste período, a gestante está mais suscetível a sentir mal-estares dificultando o passeio. Uma recomendação geral dos médicos é evitar viagens muito longas.
Bem, salvo exceções, estão liberadas para tirar umas férias próximas de casa, como também a prática de atividade física.

– 2° Trimestre

É o período mais seguro para a gestante viajar (entre as semanas 18 e 24). Neste período estabilizam os enjôos e melhora a disposição. Como também a barriga não está tão grande para atrapalhar. Bem, esse o momento mais confortável para viajar – exterior ou outro destino nacional!

– 3° Trimestre

Reta final da gestação. Vale as primeiras recomendações do 1º trimestre. Período que a mulher pode engordar meio quilo por semana e o bebê num ritmo mais acelerado de crescimento, fica bem complicado manter todo equilíbrio. Por isso, viagens curtas, de carro mesmo para lugares próximos – pouco trânsito e qualquer imprevisto voltará fácil para a casa.

Como viajar?

– De avião

Verifique qual a política da companhia aérea para o transporte de gestantes, como também visto e local que desembarcará. Use meias compressoras (baixa ou média) para evitar o inchaço e faça alongamentos durante a viagem.

– De carro

O atual Código de Trânsito Brasileiro não faz nenhuma restrição sobre grávidas dirigirem, mas ouça a opinião do seu obstetra. E lembre-se: motorista ou passageira, o cinto de segurança é indispensável e deve estar posicionado abaixo da barriga. Faça algumas paradas para um lanchinho, ir ao banheiro e caminhar um pouco!

– De navio

Geralmente, as armadoras de cruzeiro não permitem que mulheres com mais de 24 semanas de gestação embarquem. Falando de desafio, você normalmente já sente algum tipo de enjôo, imagina nesse tipo de viagem? Mas caso queira arriscar, peça para seu obstetra receitar algum remédio contra náuseas e opte por cabines centrais e inferiores do navio, pois balançam menos.

Partiu praia mesmo?!

– Cuidado extra com a pele (predisposição à manchas na pele – chamados melasmas). Use uma proteção solar extra.

– Sombra e água fresca, literalmente!

– Entre apenas na parte rasa da praia para evitar quedas e/ou acidentes.

– Não fique com biquíni molhado por longos períodos. Evite essa umidade, pois durante a gestação, a mulher está mais vulnerável a desenvolver candidíase.

Repelente é indispensável. Procure fórmulas que contenham icaridina, IR3535 ou Deet, cuja concentração deve ser de 10% a 50%.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint