Escreva seu plano para dar à luz – Parto e Nascimento
Não há um formato tão assertivo, embora muitos livros e sugestões médicas, podem facilitar as coisas. É importante incluir todas as necessidades, preocupações e circunstâncias individuais.
Converse com o seu médico ou parteira e peça que formalize a data do nascimento. Faça duas cópias e fique com uma via.
O que considerar
Quem você deseja levar na hora do parto
– Seu companheiro, um amigo ou parente Considerar se poderá levar mais de uma pessoa. Avisar o acompanhante e a equipe médica, sua saída da sala de parto, caso você seja submetida a cesariana ou levar pontos.
Primeira momento e algumas preocupações
– Se for necessário induzir o parto, você estará preparada? Conseguiria participar ativamente do parto? Passar por monitorando fetal (técnica que pode limitar seus movimentos), entre outros procedimentos.
– Preocupações na hora do parto acelerado pelo rompimento artificial da bolsa ou gotejamento hormonal.
– Poderá utilizar as técnicas praticadas de respiração e relaxamento, tudo isso para aliviar a dor.
Atenuando a dor
– Quando sentir necessidade, poderá falar com o seu médico e solicitar algo para aliviar as dores e o desconforto.
– Você terá algumas opções (dependendo das instalações e o local do parto), assim, converse com a equipe responsável para obter maiores informações e as formas de aliviar a sua dor.
Segunda fase
– É necessário decidir a posição que gostaria de ter o bebê e escolher se terá alguma incisão no períneo (episiotomia) ou preferirá que ocorra tudo naturalmente. Bem como observar o seu bebê nascendo, entre outras preferências na hora do parto.
Nascimento do bebê
– Ver toda rotina do hospital, como algumas escolhas no momento do nascimento do bebê… Como segurá-lo em seus braços e auxílio para amamentá-lo (caso esteja disposta).
– Momento a sós (em família) na sala de parto.
Última fase
– Caso tenha ocorrido a incisão do períneo, você pode optar por anestesia local e solicitar um médico cirurgião plástico para os procedimentos cirúrgicos pós-parto.
(Fonte: Referências do livro – Coleção Gravidez, volume 1 – Duetto Editorial)