fbpx

10 livros sobre a gravidez, o parto e a educação infantil

Toda mãe de primeira viagem precisa ler essas grandes obras.

Sem manual de instruções, os filhos chegam e provocam sentimentos, como também, uma reviravolta total na vida de um casal, principalmente na vida de uma mulher por se tratar de um momento e sentimento único. Realmente não existe um manual, mas você pode contar com excelentes orientações e fontes confiáveis, para reduzir o nível de ansiedade e esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto.

Relacionamos abaixo as melhores obras, para que se delicie na leitura e curta cada semana da sua gestação!

 

O Que Esperar Quando Você Está Esperando é um livro guia para gestantes, publicado originalmente em 1984, estando em sua quarta edição. No formato de perguntas e respostas, informações completas sobre o pré-natal, atividades, métodos de parto, tipos de gravidez, sexo, parto e todas as dicas e cuidados. Indicado para as mamães de primeira viagem e até mesmo para as mais experientes. 

 

 

Origens mágicas, vidas encantadas – um guia holístico para a gravidez e o nascimento – Um manual para harmonizar e formar pais conscientes e proporcionar um ambiente equilibrado. Chopra é um médico indiano que trabalha a medicina de forma alternativa: a união entre corpo, mente e espírito.

Se você não acredita muito em métodos alternativos, ou seja prática demais, talvez não se identifique com esse livro. Mas vale lembrar que ao embarcar numa gravidez, é importante que aproveite essa fase especial de gerar um novo ser… Então aproveite esse período e amplie seu conhecimento e conexão com o bebê.

Um livro emocionante que também oferece dicas para combater de forma natural, ou seja, sem recorrer a medicamentos, todos os desconfortos da gestação (dores, enjoos entre outras preocupações).

 

Parto Normal Ou Cesárea? – Livro elucidativo, de autoria de especialistas no assunto, mostra a possibilidade de partos humanizados, que resultem de segurança e satisfação. Esclarecimentos que abordam os avanços da assistência médica à parturiente, contribuindo para a segurança e a sobrevivência de mães e bebês nos partos, para que não sejam considerados uma tortura às mulheres, mas uma experiência emocional, social e corporal saudável.

 

Filhos: Da Gravidez aos 2 Anos de Idade  Este livro oferece todas as orientações que os pais precisam saber para cuidar bem de seus filhos, de acordo com as mais atualizadas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dicas e conselhos são oferecidos de maneira lúdica e dinâmica. Todo o livro é colorido e ilustrado, facilitando a leitura e a consulta. O volume é um guia prático que aborda desde a gravidez até os 2 anos de idade da criança.

– Abrangente, moderno e atualizado
– Dinâmico e interativo
– Linguagem objetiva e de fácil compreensão
– Ideal para consultas no dia-a-dia
– Alertas das situações emergenciais
– Orientações sobre cuidados, alimentação, segurança, educação e brincadeiras
– Dicas pontuais e diretas
– Calendário das vacinas em cada idade
– Ilustrado delicadamente pela premiada artista plástica Suppa

 

 

Quando O Corpo Consente – A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.

 

 

O livro ‘Nascer sorrindo‘, do Dr. Leboyer, um obstetra francês que usa técnicas inovadoras no parto, defende que, como a criança está envolta por líquido, que abafa o som e a mantém no escuro durante toda a gestação, quentinha, aconchegada, o momento do parto é extremamente traumático para ela. De repente, luz, barulho, frio. Esse choque afeta a pessoa deixando seqüelas irreparáveis em sua personalidade. Por isso ele mantém as salas de parto na penumbra e silêncio. A criança é, depois de ‘expulsa’, imediatamente envolta de modo a manter-lhe o calor e sua adaptação ao meio externo é feita gradual e lentamente. Depois de alguns meses de aplicação da técnica, foi convocada uma reunião para avaliar os resultados e chegou-se à conclusão de que os bebês nasciam sorrindo, pois o parto se dá sem violência.

 

Minha Gravidez e Meu Bebê – Este livro é um guia objetivo, escrito por especialistas nas áreas de obstetrícia, pediatria, nutrição, psicologia e pedagogia. Nele você irá encontrar informações fundamentais para você acompanhar a gravidez e os primeiros anos do seu bebê. Dicas para cuidados com o seu corpo e sua saúde, durante a gravidez e após o parto. Lista de compras, registros de consultas, calendário da gravidez e listas de desenvolvimento do bebê. Muitas fotografias, ilustrações e diagramas úteis e simples de entender.

 

Crianças francesas não fazem manha – A jornalista americana Pamela Druckerman se muda para Paris logo após se casar. Lá, além das diferenças culturais mais conhecidas, começa a observar que as crianças se comportam de forma muito mais educada do que jamais viu. Estarrecida, ela percebe que os jantares nas casas dos franceses não são eventos caóticos em que crianças interrompem os adultos, brigam com os irmãos ou reclamam dos legumes. Afinal, qual é o segredo? Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam. Pamela nota que os franceses conseguem balancear admiravelmente suas necessidades e as das crianças, não se acorrentam a um falso conceito de pais perfeitos e, ainda assim, são atentos, carinhosos e criam filhos educados e felizes. Crianças francesas não fazem manha, resultado da observação de anos da autora, é um relato inteligente, bem-humorado e ao mesmo tempo bem-fundamentado dos segredos dos franceses para ter filhos criativos e educados — e também um manual para os pais não se tornarem escravos de pequenos tiranos.

 

MARAVILHOSO: Soluções para disciplina sem choro – Este livro traz ferramentas consideradas importantes que mostram como criar bem os filhos a partir de maneiras vistas como agradáveis que incentivam o bom comportamento se adaptando a personalidade de cada criança. ‘Soluções para disciplina sem choro’ baseia-se no fato de que os pais conhecem seus filhos melhor que ninguém. Este livro procura transformar a disciplina em uma experiência positiva, oferecendo uma variedade de técnicas. Este enfoque procura permitir – o Conquistar os três ‘Cs’ importantes da disciplina para crianças – cooperação, comunicação e consistência; o Aliviar ou prevenir ataques de birra e eliminar choramingos; o Lidar com a sua própria raiva e o Revelar e resolver o problema real que alimenta o comportamento de cada filho.

 

Maternidade e o encontro com a própria sombra – Ser mãe é uma experiência única e indescritível. Mas também é o ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas. Em “A maternidade e o encontro com a própria sombra”, a psicoterapeuta Laura Gutman visa explicar os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exemplos diferentes situações cotidianas, Laura apresenta um leque de sensações com as quais qualquer mulher que tenha se tornado mãe poderá facilmente se identificar, ajudando-as através desse período repleto de incertezas e pequenas vitórias.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint