A maternidade é uma grande jornada, por isso a saúde materno-infantil requer atenção especial
A geração de um filho começa antes da fecundação. Na verdade, se inicia no desejo e decisão de gestar uma nova vida. É claro que, em muitos casos, isso acontece de forma inesperada. No entanto, a gravidez envolve etapas fascinantes que desafiam corpo e mente… Demanda muitos preparativos físicos, psicológicos e emocionais que fazem total diferença na vida da mãe, do bebê e, consequentemente, de todos que os cercam, como parceiro, amigos e familiares.
São muitas fases que compõem essa jornada, duas são especialmente delicadas: a pré-concepção/gestação e a amamentação. Toda informação e acompanhamento são importantes para que consiga desempenhar o papel da maternidade… Mas, nessas etapas específicas, selecionamos alguns temas já mencionados no Blog para proporcionar uma direção e minimizar as dificuldades.
Alguns temas de saúde:
- Estresse e exaustão podem interferir na produção do leite materno
- Sobrecarga materna
- Bonita e em forma
- Conceito de gravidez
- Pré-natal Odontológico no SUS
- Saúde do bebê
- Dicas para aliviar as sensações de cansaço na gravidez
- Rotina adaptada
- Planejamento do trabalho de parto
A mulher que planeja a maternidade, entende que o pré-natal adequado e completo e a amamentação consciente por mais tempo, receberá uma avaliação completa e eventual diagnóstico que possa causar complicações e também a oportunidade de tratar quadros anteriores (ex: asma ou hipertensão arterial) de forma adequada à gravidez.
Fonte: UOL – Viva Bem, texto adaptado para o Blog