fbpx

Novembro Roxo alerta sobre os índices de prematuridade

Novembro Roxo alerta sobre os índices de prematuridade e os efeitos do nascimento antes da hora

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, formas de prevenção e instruir a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê e toda família.

A campanha do Novembro Roxo acontece durante todo o mês, mas concentra suas ações, principalmente, no dia 17, Dia Mundial da Prematuridade. O roxo é a cor símbolo da causa da prematuridade.

“O roxo foi escolhido por simbolizar sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, o roxo também significa transmutação e mudança, ou seja, a arte de transformar algo em outra forma ou substância, assim como no desenvolvimento de um bebê prematuro”, explica Miriam Santos, pediatra e coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.

Neste ano, o foco da campanha é a separação zero entre mãe e bebê prematuro, ou seja, permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso.

Segundo Miriam, com a pandemia, foi perdido este livre acesso do pai. “A mãe fica internada em quase todos os hospitais da rede pública de saúde. No entanto, ainda faltam vagas para mãe nutriz. Hoje, estamos estudando como resolver isso”, informa.

Os dados ainda são elevados

No Brasil a taxa de prematuridade é de 11,5%, uma das mais altas do mundo, com o nascimento de mais de 300 mil bebês prematuros por ano, segundo números da Organização da Nações Unidas (ONU) – o Mês da Prematuridade (novembro) vem ganhando a adesão de muitos países.

A região de saúde que mais chama a atenção para este número é a Norte, com 14,1 %.
Um pré-natal de qualidade é importante para a redução da prematuridade. Entretanto, é necessário ampliar também o planejamento reprodutivo e o pré-natal.

Prematuridade e Bancos de Leite Humano

Os bebês prematuros são os principais receptores dos Bancos de Leite Humano, pois muitas vezes a mãe teve um problema de saúde que levou à prematuridade e, inicialmente, não consegue alimentar o filho.

Outro ponto bastante considerável é o fato de que a vida de mãe de UTI não é fácil. Muitas vezes, ela consegue produzir o volume e qualidade necessário de leite para seu bebê quando ele precisa aumentar a sua dieta.

Doação

A doação é um gesto solidário e ajuda a salvar vidas diariamente. “O leite humano é o melhor alimento para qualquer criança e fundamental para os bebês que estão doentes, internados nas UTIs neonatais, precisando do alimento. Infelizmente não são todas as cidades que oferecem recursos e Bancos de Leite Humano, por isso a taxa no Brasil ainda é alta.

Fonte: Portal do Governo do Distrito Federal | JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint