“Uma tradição que remonta à década de 1930 é considerada crucial para que a Finlândia tenha uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo: cada família, independentemente de sua origem, recebe gratuitamente uma caixa de papelão com presentes para seu bebê”.
A BBC há três anos compartilhou uma reportagem sobre as caixas de papelão e tornou-se viral na internet. Mas até hoje, essa ideia repercute no mundo todo. Se adapta às regiões e os itens que acompanham a caixa, como fraldas, babadores, produtos de banho, toalhas e até um álbum fotográfico (que pode ser personalizado na própria caixa e ser usado como o primeiro berço – acompanha um pequeno colchão).
“Em 2014, três pais finlandeses (foto abaixo) criaram uma empresa para distribuir estas caixas para clientes em diferentes países. Duas americanas fizeram o mesmo. E existe uma empresa similar no Reino Unido”.
Como a ideia é bem simples e eficaz, muitos profissionais de saúde e empreendedores sociais também querem desenvolvê-la e adaptá-la.
Os produtos incluídos na caixa e sua logística depende dos locais que serão distribuídos. O intuito é que se mantenha e incentive as mães para comparecer às consultas de controle pré-natal.
“Dois empreendedores sul-africanos – Ernst Hertzog, da organização Action Hero Ventures, e o executivo de marketing Frans de Villiers – concluíram, por exemplo, que uma caixa de plástico, que pudesse ser usada como banheira e não tanto como cama, era mais útil para pais e mães”.
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160404_caixa_finlandia_mundo_rb
Independentemente da escolha do berço, você tem muitas opções para montar seu Kit de Enxoval no nosso site Cheirinho De Neném .
Fonte: BBC, Brasil