fbpx

Brincadeira é “remédio”

Algumas atividades lúdicas que melhoram de forma significativa o humor, autoestima e a saúde física

Na primeira infância é preciso focar no desenvolvimento da criança. Ações positivas ainda contribuem para estimular as estratégias de um crescimento saudável. Brincar, apenas brincar é o principal método para a saúde do seu filho. Se você ainda não tem esse hábito, o adquira, pois com o passar dos anos, sentirá falta de momentos marcantes e que nenhuma tela conseguirá substituir, seja um celular ou tablet.

Através dessas brincadeiras, que você pode aplicar em casa mesmo, estabelecerá:

  • vínculos;
  • desenvolvimento;
  • e estímulo à criança.

Uma iniciativa super bacana “da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) pode inspirar ações que promovam o bem-estar da criança, especialmente em ambientes da área da Saúde. É o “Receite uma Brincadeira”, que tem como objetivo oportunizar a relação entre os pequenos e os adultos”.

Brincar nos ambientes de saúde, é um projeto que vem se desenvolvendo desde os anos 70, de forma voluntária, para estreitar essa relação e proporcionar uma recuperação menos traumática.

“Os criadores da iniciativa afirmam que brincar pelo menos 15 minutos ao dia com a criança favorece o desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida”.

Para uma criança hospitalizada, não existe coisa melhor do que uma boa e divertida brincadeira. Além disso, esse remédio se estende para os cuidados em casa e mostrar a diversidade de atividades que estimulará a percepção e coordenação de movimentos.

Embora seja um projeto voltado aos médicos e profissionais da área, ele pode também servir de base para a criação de iniciativas similares, em outros ambientes frequentados pelas crianças e suas famílias.

Normalmente esses espaços na área da Saúde como: consultórios pediátricos, postos de atendimento e hospitais, são lúdicos e decorados para entreter a criançada.

Um bom profissional pode “receitar” a brincadeira em casa e informar às famílias a sua importância para o desenvolvimento de seus filhos. Vale ressaltar o apoio e incentivo das brinquedotecas hospitalares para as crianças. Alguns livros e materiais impressos são distribuídos para sinalizar os adultos a brincarem com os bebês e crianças, divididos por faixa etária.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint