fbpx

E quando o seu bebê recusa o peito?

Greve de peito é comum?

É muito difícil lidar com essa sensação de ser rejeitada e ao mesmo tempo, a preocupação se a criança está ou não se alimentando bem.

Na verdade a recusa do bebê não é incomum, mas se isso ocorrer de repente, a criança está tentando se comunicar que algo não está indo bem…ou pode ser uma recusa passageira.  Investigue as causas ou até fale com o pediatra para saber o que está acontecendo.

Especialistas afirmam que não tem probabilidade de ocorrer com menos de 1 ano de idade (tempo que normalmente a criança está pronta para abandonar o peito). Já orientamos anteriormente no tema Vantagens do aleitamento o tempo recomendado pelas autoridades em saúde – até 2 anos ou mais.

Saiba que o desmame não costuma ser de repente, e sim, por etapas e pode levar semanas.

Alguns dos motivos:

  • a pega pode não estar correta, procure ajuda de especialistas. Atualmente, com os apoios sociais, o assunto se torna acessível a todas mamães, que enfrentam dificuldades nesta fase tão importante para o bebê, como também procurar algum banco de leite;
  • nascimento dos dentinhos ou algum tipo de infecção;
  • qualquer desconforto da criança comprometerá a amamentação. Dor no ouvido ou algum tipo de alergia no pescoço pode causar atrito, o que torna desconfortável para o bebê. Procure o pediatra;
  • dificuldade ao respirar na hora da mamada;
  • refluxo;
  • algum momento que você sentiu dor e reagiu após ele ter mordido;
  • no caso do uso da mamadeira (também já falamos sobre o tema), o fluxo é diferente e contínuo, se você o acostumou antes do desmame, precisa de orientação médica para a dose correta e que não comprometa a saúde da criança;
    • pode ocorrer o mesmo com a hiperlactação, a força do fluxo de leite pode ser desconfortável para a criança.
  • redução na produção do leite materno;
  • mudança ou alguma alteração na rotina da família, como o retorno da mãe ao trabalho, bem como a separação dos dois.

Em qualquer situação é importante que converse com a pediatra para realizar alguns exames e investigar o que o bebê pode estar sofrendo. Fique atenta com o uso de cremes na região dos mamilos ou até mesmo o tipo de fragrância que tem usado…

Mesmo com a recusa do peito, ordenhe o leite manualmente (ou com o auxílio da bombinha), seguindo a mesma rotina de amamentação. Isso ajudará na produção de leite e na prevenção do ingurgitamento dos seios ou da mastite.

Assim, você continuará produzindo leite e uma maneira de beneficiar seu filho com as propriedades do leite materno.

Dica:

Use um copo ou colher, para não avançar o problema com a mamadeira.

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint