fbpx

Essa onda de calor deve perdurar, saiba como proteger seu filho

É importante manter o seu bebê hidratado neste período de baixa umidade. Você pode diminuir o tempo das mamadas e aumentar a frequência. Até os 6 meses, as crianças não precisam tomar água, pois o leite materno ou fórmula são suficientes para mantê-las hidratadas.

Sintetizando, temos algumas dicas para as mamães relaxarem neste verão!

A partir de 6 meses, afirma Bianca Arcangeli  que você pode começar a oferecer para o seu bebê baixas quantidades de água fervida (na temperatura ambiente), como uma colher de chá por dia. Por causa do calor, as crianças suam mais e por isso perdem mais líquidos. Nessa situação a desidratação pode acontecer com mais facilidade, fique atenta aos sintomas:

  • Olhos fundos
  • Maior irritabilidade
  • Xixi escuro e diminuição na frequência
  • Sonolência
  • Choro sem lágrimas
  • Mucosa da boca seca ou grudenta

Alergias

Quando a temperatura do corpo aumenta por conta do calor, dê atenção às roupas e prontamente trocá-las por algo mais leve e confortável, evitando bolinhas vermelhas em torno do pescoço, atrás dos joelhos e nas dobras dos braços. Caso apareça alguma alergia, mantenha-o na sombra ou em um ambiente ventilado e passe um pouco de talco ou Maizena nas dobras do corpo. Para bebês recém-nascidos a pasta d’água pode ajudar no momento que essas alergias aparecerem.
Atenção: A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso do talco para bebês para o tratamento e prevenção da dermatite de fralda. Esta decisão foi tomada após o conhecimento de que o talco pode produzir danos nos pulmões dos bebês e sérios problemas respiratórios.

Protetor Solar

Segundo a maioria dos pediatras, bebês no calor com menos de 6 meses, não devem usar protetor solar. O ideal para eles, é ficar na sombra com roupas leves que cubram seu corpo do sol. Já os bebês maiores que 6 meses, use um protetor solar com um fator de proteção acima de 30 feito para crianças e à prova d’água. Reaplique a cada 2 horas e em todas as partes do corpo e toda vez que ele entrar na água.

Uma ótima dica é aplicar o protetor antes de vestir a criança.

Evite as queimaduras. A pele das crianças é extremamente sensível. Importantíssimo evitar qualquer tipo de queimadura. Isso poderá duplicar as chances de melanoma maligno mais tarde na vida. Esse é o câncer de pele mais perigoso.

Passe protetor solar, mesmo que ele não goste do aspecto!

Caso ocorra algum tipo de queimadura, aplique um pano úmido com água fria de 10 a 15 minutos no local da queimadura até que o vermelho diminua e uma loção de Aloe Vera. Repita o processo de 3 a 4 vezes ao dia.

Roupas 

Procure sempre usar roupas leves e de cores claras. Opte por roupas de manga curta.

Body Manga

Conjunto de Body

Proteja a cabeça e o rostinho do neném, mesmo que o dia esteja nublado, afinal, os raios solares que prejudicam, passam pelas nuvens.

Insetos 

Repelente é obrigatório. Com a Zika, Chikungunya e a Dengue, as picadas de pernilongo deixaram de ser um incômodo e se tornaram um perigo.

Para crianças de 2 anos ou mais passe o repelente e replique conforme o rótulo. Para as crianças menores de 2 anos, o melhor é se precaver usando roupas que cubram todo o seu corpo, proteção no ambiente como repelentes de tomada e rede de inseto em cima do berço ou do carrinho.

Colchonete com Mosquiteiro Rosê, Forro Impermeável 100% Algodão

Mosquiteiro De Varal Branco com Detalhes em Renda

Durante a noite, use a proteção como os repelentes de tomada. Visto que durante o sono, pode não ser eficaz o uso tópico, por ficar em constante atrito com o lençol, removendo toda solução.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint