fbpx

Higiene bucal dos bebês

Cuidados para ter uma saúde bucal adequada

É importante lembrar que mesmo nos bebês que não possuem dentinhos, é necessário fazer a limpeza oral de gengivas, língua e bochechas com uma gaze ou fralda embebida em água limpa, filtrada – pelo menos 03 vezes ao dia.

Quando aparecem os primeiros dentinhos, devem ser limpos corretamente após cada mamada ou refeição de sal. A mãe, o pai ou o cuidador da criança, pode utilizar um pano, gaze ou uma escovinha tipo dedeira – colocada no próprio dedo para friccionar nos dentinhos, suavemente, com água.

Mais ou menos após completar um ano e meio, ou quando os dentinhos do fundo – os molares – já tiverem nascido, uma escova de dentes infantil poderá ser utilizada. Melhor usar uma pasta que não contenha flúor (ou somente limpar com a escovinha sem pasta mesmo). Isso porque as crianças não sabem cuspir e podem engolir a pasta.

“É importante saber que o flúor em excesso pode causar uma situação conhecida como fluorose. Ela consiste em manchas esbranquiçadas, que podem se tornar marrons, surgidas nos dentes que se mineralizaram após o nascimento. É mais comum isso ocorrer nos dentes permanentes”. 

As crianças poderão utilizar pastas que contenham flúor, quando aprenderem a escovar os dentes e a cuspir direitinho!

Lembre-se:

Para uma saúde bucal adequada, orienta-se a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Hábitos se constroem na primeira infância.

Fonte: Dra Ana Escobar – Boas Vindas
Foto Capa: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People photo created by prostooleh – www.freepik.com</a>

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint