fbpx

Recém-nascido: como acertar na escolha da roupa

Todo recém-nascido parece bem frágil com qualquer interferência externa

Neste caso, muitas mamães se sentem inseguras ou com medo, e acabam exagerando no look na hora de escolher a roupinha. Pensando nisso, separamos algumas dicas para acertar no aquecimento do seu bebê!

Recém-nascido sente mais frio do que os adultos?

A capacidade de autorregulação da temperatura em bebês nos primeiros meses de vida existe, mas é imatura.
Você só consegue perceber quando o bebê fica sem roupas, evidenciando mãos e pés com tonalidade azulada, assim como um rendilhado, também azulado na pele.

Imaturidade, no entanto, não significa que eles não tenham meios de manter o seu aquecimento. Bebês possuem uma gordura especial em grande quantidade, que recebe o nome de gordura marrom. O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém-nascidos.

Como acertar na roupa do seu bebê?

Ao escolher a roupinha, deve deixá-lo aquecido para evitar que a imaturidade da autorregulação corporal gere qualquer desconforto, mas sem exageros, uma vez que o bebê tem meios próprios de manter o seu aquecimento. Dessa forma, olhe para as suas próprias roupas e escolha a roupa do bebê.

É muito comum ver um pai de bermuda e a mãe de saia, e um bebê com algumas camadas de roupas. O inverso também está errado!
No geral, o bebê precisa de uma camada de roupa a mais do que os pais. Bebês pequenos, sobretudo os recém-nascidos e prematuros, devem ficar com roupinha de manga comprida.
Em dias quentes, opte por um body sem manga ou de manga curta, e, por cima, coloque macacão de algodão fino, de manga comprida. Se usar manta, escolha uma bem fininha, de preferência 100% algodão, com o intuito de acalmar do que de aquecer o bebê.

Em dias mais frios, opte por um body de manga comprida, macacão de tecido mais quentinho, como os de plush. Evite a lã, que pode irritar a pele de bebês pequenos. Não se esqueça do gorro que pode ser usado para sair de casa, se estiver realmente frio.

Lembre-se que a criança não deve dormir de gorro devido à maior associação com morte súbita. A manta pode ser usada, sendo liberado um tecido mais quentinho como a linha. Luvinhas sempre são úteis nos primeiros dias de vida, para evitar arranhões no rosto do bebê.
No caso das meias são opcionais, e devem ser usadas quando estiver muito frio, para o adequado aquecimento dos pés.

Bebês, assim como nós, transpiram e ficam com as bochechas avermelhadas quando aquecidos em excesso. Além disso, pode ocorrer a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal secundário ao aquecimento excessivo.
Sempre que isso ocorrer, retire o excesso de roupas, e faça nova medição de temperatura em 20 minutos. Caso permaneça acima de 37,8oC, considere a possibilidade de febre, e comunique seu pediatra.
Febre em bebês menores de 3 meses deve ser sempre investigada sem demora.

Essas são recomendações gerais, mas existem bebês mais friorentos ou calorentos. Caso que só você mamãe e papai saberão identificar. Por isso, a importância de se ter um parâmetro básico.

O que é importante pensar ao fazer o enxoval?

Selecionamos um conteúdo com dicas para facilitar sua escolha e também na hora das compras!
Confira tudo sobre enxoval em um único lugar pra você e seu bebê, é só embarcar nesta estação!

Recomendações:

Momento esperado e delicioso. Chegou a hora das comprinhas!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint