fbpx

Seu filho anda ansioso ou estressado?

Saiba aqui como lidar com a ansiedade e estresse do seu filho!

Em tempos de pandemia e a problemática do retorno às atividades, é importante ficar atento aos sinais, afinal, crianças também podem sofrer com ansiedade e estresse. E é muito comum. Portanto, é importante observar a criança e todas as indicações quando passa por estes problemas.

Ansiedade infantil

Muitos acreditam que os pequenos não sofrem com a ansiedade ou estresse. Entretanto, a dura rotina que muitas crianças possuem, faz com que os problemas apareçam mais cedo. Aulas regulares e de reforço, dois ou três esportes semanais e tudo o que compõem a agenda infantil, não implica somente no tempo de deixar de lado o “ser criança”, no entanto, deve notar que os sinais podem ser físicos e/ou psicológicos.

Conheça alguns deles:

⇨ Dificuldade para dormir (incluindo insônia e pesadelos).

⇨ Dores de cabeça.

⇨ Sensibilidade aflorada (choro excessivo e sem motivo).

⇨ Desobediência.

⇨ Falta ou excesso de apetite.

⇨ Medo excessivo.

⇨ Diarreia crônica.

⇨ Impaciência.

⇨ Agressividade e outros.

Dicas para lidar com a ansiedade e estresse do seu filho

Confira a seguir algumas dicas para trabalhar com a ansiedade e estresse que seu filho vem apresentando.

1. Cuidado com o excesso de atividades
A carga horária excessiva muitas vezes, os pequenos fazem mais atividades que os adultos e acabam não tendo tempo de serem apenas crianças. Cuidado com esse ‘excesso” de atividades.
Importante que a criança curta o que está fazendo.  Assim, seu desenvolvimento da atividade será perceptível para todos.

2. Qualidade do sono
Quando não dormimos bem, o rendimento cai.
Ao apresentar sinais de estresse e ansiedade, um dos primeiros sintomas a ser percebido é a mudança no sono. Noites agitadas e mal dormidas ou excesso de sono, pesadelos que não a deixam dormir e tudo isso influencia diretamente na qualidade de vida dos pequenos. Você pode fazer algumas mudanças no ambiente como ventilação, iluminação fraca, colchão e travesseiros. Mas se os episódios persistirem, converse com um especialista.

3. Brincar também é importante
É fundamental e contribui no conhecimento para a criança, realizar brincadeiras, além dos estudos é claro. Sem contar que, brincar com outras crianças melhora sua comunicação e permite que elas saiam de seu “mundinho”.
Outra alerta, se o seu filho brinca somente com o computador, tablet e celular. Faça passeios ao ar livre, parque, andar de bicicleta e o mais importante: interaja com ele para fazer parte da vida. Brincadeiras também são importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor.

4. Converse com seu filho
Busque conversar diariamente, mesmo após aquele dia estressante e cheio. Separe um momento para vocês. Isso permite estreitar laços familiares e deixá-los mais próximos. Deixe-o falar!
Pergunte sobre seu dia, se está tudo bem ou algo não está dando certo, até pra você saber se está tudo bem dentro e fora de casa. Torne a relação leve e tranquila. Na vida adulta, facilitará ainda mais a comunicação e a resolução de problemas.

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas que a ansiedade e o estresse podem causar no seu filho, procure colocar em prática as dicas sugeridas para tratar e evitar estes problemas com os seus pequenos.

Qualquer dificuldade, conte também com um profissional especializado para lidar com ansiedade e estresse do seu filho.

Aproveite que o plano de saúde cobre psicólogo e marque uma consulta. Caso não dependa de um convênio médico, busque atendimento gratuito de um profissional da área em sua cidade.

Fonte: http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint